O alumínio é uma das matérias-primas mais usadas na confecção de portas e janelas. Versátil e resistente ele cai bem em vários tipos de decoração. Outro benefício do alumínio é ser de fácil manutenção. Vamos conhecer algumas características do alumínio?


Quais as vantagens e desvantagens do alumínio?
Além de versátil e resistente, o alumínio não corrói e nem propaga ferrugem. Tal qualidade faz do alumínio um material perfeito para janelas e portas de imóveis, principalmente em cidades litorâneas, localidades com alta incidência de raios solares ou então, que chovam demais.
A única desvantagem do alumínio é que o preço de portas e janelas de alumínio é mais elevado em comparação ao ferro, por exemplo. Mas, se você pensar na relação custo x benefício, o alumínio sai mais barato porque sua manutenção é simples e apresenta alta durabilidade.

Tipos de janelas e portas de alumínio
Para escolher o melhor modelo de janela de alumínio é preciso ter definido o que você quer para o ambiente. A janela veneziana tem duas folhas, uma delas com fileiras levemente vazadas para permitir a ventilação. A vantagem é que quando estiver frio ou chovendo você pode deixar no vidro. Já a janela basculante tem abertura por uma alavanca na lateral. As janelas e portas de correr permitem a abertura das folhas que podem ser reguladas para obter máxima ventilação e luminosidade.
Alguns modelos de portas de alumínio são semelhantes às janelas. A porta basculante nada mais é que uma porta com hastes de janela basculante. Esse modelo é indicado para cozinhas, a fim de facilitar a ventilação e também em quintais. Outro caso de porta de alumínio semelhante à janela é a porta de alumínio de correr tipo veneziana, indicada para quartos e sacadas.

O que observar na hora da compra?
Verifique se o produto tem certificação, selo da ABNT, AFEAL ou outra garantia de que atende às normas técnicas nacionais, que garantem o desempenho da peça, suas dimensões e seu acabamento e comprovem que sua produção não polui o ambiente.

Faço sob medida ou compro pronta?
Modelos de alumínio e de madeira sob medida ficam até 25% mais caros se
comparados às peças prontas, observa o engenheiro Alberto Henrique Cordeiro. Para as portas, vale a mesma relação de preço. Elas podem custar ainda mais se as dimensões saírem muito do padrão, explica Alberto. Vale lembrar que, ao optar pelo desenho exclusivo, o profissional responsável pelo projeto deve checar o detalhamento dos produtos como, vedações, qualidade dos materiais, vidros temperados e o tempo de entrega. Portanto em matéria de qualidade e custo benefício vale muito mais a pena comprar portas e janelas prontas

Como calcular o vão de instalação?
De acordo com especialistas, o vão deve ser maior que a peça 1 cm na altura e 2 cm na largura. Isso permite a movimentação correta para ajustes no momento da instalação.
Daí a importância de prever, no projeto, o tamanho exato de cada porta, cada janela e os respectivos vãos.

Qual o momento certo para instalar?
 Na fase final da obra, cuidadosamente, após a pintura das paredes. Se precisar instalar antes, mantenha as portas e janelas alumínio abrigados nas embalagens originais, geralmente painéis de compensado, para evitar o contato com argamassa, cimento, gesso e solventes. Você também pode protegê-los com papelão, plástico adicional se necessário.

Que cuidados tomar na instalação?
Contrate uma equipe especializada, que cumprirá à risca as orientações do
fornecedor. Para alumínio e PVC, utiliza-se o contramarco, espécie de moldura com bom poder de vedação que deve ser chumbada na alvenaria para posterior parafusamento. As peças de alumínio podem ser instaladas com parafusos, chumbadas com cimento ou espuma de poliuretano, porém tomando muito cuidado com a quantidade utilizada para não permitir que a espuma não grude em locais onde não deveria, e venha a estragar a peça.

Quais os benefícios do alumínio?
Leveza, fácil manuseio e manutenção simples, além de boa resistência a umidade e maresia. A pintura eletrostática a pó, um fino acabamento aplicado na fabricação que adere a todas as cavidades e reentrâncias da superfície, feita na fabricação, aumenta a proteção e a durabilidade do alumínio para as regiões litorâneas. O tratamento forma uma camada de proteção extra ao alumínio, que protege contra corrosão.

Porque não devo optar pela madeira?
Ela pode sofrer muitas deformações durante uma instalação malfeita, sendo
necessária boa mão-de-obra. Para evitar o empenamento devido a ação dos raios solares e da umidade, é necessário o tratamento com óleos impregnantes, que formam uma película protetora. Além de cuidados contra o ataque de cupins e a ação do tempo.

Como é a manutenção do alumínio?
Limpe com produtos neutros, segundo as recomendações da 3A embalagem ou no manual de usuário. Evite agentes abrasivos, como esponjas de dupla face e palha de aço, e produtos químicos como removedores, querosene, cloro e limpadores multiuso, que danificam qualquer material.

Conheça os modelos de portas e alumínios que a 3A oferece