Porque não utilizar espuma expansiva na instalação de portas e janelas de alumínio?

Hoje vamos falar da espuma expansiva e suas desvantagens.
Como pode impactar no seu dia a dia e na instalação de seus produtos como
portas e janelas com esse item.

A espuma expansiva é um dos polímeros plásticos mais utilizados no nosso cotidiano. Suas vantagens são baixo custo, leveza e é resistente a impactos. Entre as desvantagens está a alta inflamabilidade e mal conduta no uso do produto.

Veja 5 exemplos referente a desvantagem do uso da espuma:

1- A espuma de poliuretano ou PU, totalmente poluente, do processo produtivo ao descarte, vira casa de fungos e bactérias e, por isso, se torna altamente alergênica e maléfica para grande parte das pessoas. Entre os gases emitidos pela composição final está o tolueno, que, além de tóxico, ainda pode levar centenas de anos para ser eliminado do meio ambiente


2- A espuma expansiva é mais difícil de ser instalada do que os outros tipos de materiais. É necessário um profissional que tenha experiência tanto em misturar como em aplicar a espuma. Um construtor inexperiente pode escolher o tipo errado de espuma ou misturá-la de forma inadequada, levando a problemas permanentes naquela.


3- O produto é inflamável, por isso o uso não deve ser feito perto de máquinas de solda, por exemplo. Além disso, deve ser guardado longe do calor e do sol. Na hora da aplicação, é importante que o local esteja ventilado.


4- A espuma expansiva não é adequada para todo tipo de projeto, como por
exemplo aplicação de janelas e portas de alumínio, onde o produto pode danificar a pintura, causa deslocamento do batente, vibrações quando não for bem instalado e podendo até amassar o alumínio.


5- Para climas chuvosos, que são concebidos de forma a possibilitar o acúmulo da água da chuva em certas regiões, não são adequados para o uso da espuma. O material de poliuretano retém umidade e, por isso, acaba sendo um viveiro para fungos e bactérias, tornando-se altamente alergênico. Além disso, deforma com facilidade, tendo uma vida útil bem mais curta.